top of page
Psicóloga Paula Moreira Joly - Mãos de Crianças Brincando

Psicoterapia para Crianças e Adolescentes

O acompanhamento psicológico colabora para que as crianças e adolescentes  consigam lidar melhor com suas emoções e seus sentimentos, favorecendo assim o desenvolvimento da mesma.

Início: Entre em contato
Criança Brinca de Casinha de Boneca - Psicologia Infantil

COMO É A PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS?

O psicólogo infantil trabalha prioritariamente a partir do lúdico. Ou seja, a criança vai ao consultório e brinca, com o profissional ou sozinha. 

Enquanto a criança brinca ela se expressa e suas questões começam a ser abordadas de forma indireta. O brincar é a forma da criança experienciar o mundo,  as possibilidades,  suas relações sociais, elaborar sua autonomia de ação e organizar suas emoções e reações.

Além da criança, é de extrema importância podermos contar com a participação dos pais na terapia, pois o trabalho realizado em consultório depende muito do envolvimento dos pais e como eles agem em prol da criança em casa.

Psicologia Infantil - Criança Brincando
Início: Sobre a terapia

QUANDO LEVAR SEU FILHO AO PSICÓLOGO?

Alguns fatores podem se destacar e acender um alerta aos pais de que talvez seja a hora de buscar ajuda profissional.

 

MAS AFINAL, QUE FATORES SÃO ESSES?

Pode acontecer da criança mudar de forma exagerada seu modo de se comportar e, em alguns casos, essas mudanças podem prejudicar a saúde ou a socialização da criança, gerando sofrimento.

Em casos de falta de atenção, agitação exagerada ou agressividade a terapia será um excelente aliada na descoberta da origem dessas queixas, assim como poderá ajudar a criança a lidar com essas emoções e auxiliar os familiares na forma de agir nessas situações. Essa é inclusive, uma das funções do psicólogo, muitas vezes através dessa orientação aos pais já conseguimos resolver o problema da criança.

As queixas escolares, em virtude de dificuldades da aprendizagem, também são questões que podem ser trabalhadas dentro do ambiente terapêutico, uma vez que podem ser reflexo de aspectos psicológicos que tenham passado despercebidos aos adultos.

É comum que crianças fiquem doentes sem que os médicos consigam encontrar respostas para aqueles sintomas. Esse fato acontece devido a pouca, ou falta, de habilidade da criança em verbalizar suas dores, medos e inseguranças.

 

Esse sintoma é então o corpo falando pela criança. 

Portanto, se você tiver uma criança que se queixe de dor de barriga, febre, dores de cabeça, sem que haja uma justificativa médica, é necessário procurar intervenção psicológica.

RCM_1949.png

Fale com um profissional

Clique e agende um atendimento presencial.

CONTATO

(85) 99209.0606

Não aceitamos Planos de Saúde

Âncora 1
whatsapp
bottom of page